Home
Prefeitos chilenos compartilham experiências consorciadas e de governança durante visita ao OCPF

Prefeitos chilenos compartilham experiências consorciadas e de governança durante visita ao OCPF

 

Prefeitos chilenos são recebidos na sede do Observatório, em São Paulo/SP

Prefeitos chilenos são recebidos na sede do Observatório, em São Paulo/SP

 

O Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF) recebeu, ontem (12), prefeitos que compõem a Asociacíon Chilena de Municipalidades (ACHM). No encontro, realizado na sede do Observatório, em São Paulo/SP, além da troca de experiências de associativismo, foram discutidos temas como a representação de cidades e governança, gestão e financiamento da saúde pública local e regional.

Entre os participantes da comitiva chilena, os prefeitos: Antonio Rivas, de Chiguayante (Chile), Rodrigo Loyola, de Huasco (Chile), Isaias Zavala, de Almacio (Chile) e o secretário-executivo da ACHM, Iván Borcoski. O encontro também contou com a participação do secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba (Consavap), Eduardo Gaudagnim, da Beatriz Leandro, representando a prefeitura de São Paulo, e da coordenadora-executiva do Observatório, Marcela Cherubine.

Na oportunidade, os representantes da ACHM falaram sobre a experiência chilena de associação e cooperação municipal e do marco jurídico que regula a atuação coletiva de municípios. Além disso, apresentaram o modelo de governança e organização das associações de municípios e suas demandas junto ao governo e ao parlamento chileno. Guadagnim, da Consavap, explicou o funcionamento dos consórcios públicos de saúde no Brasil e a experiência do Consavap na gestão regional do atendimento em saúde no Vale do Paraíba, onde atua.

A coordenadora-executiva do Observatório, Marcela Cherubine, explicou aos membros da ACHM a história e o modelo de Governança da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o papel do OCPF na disseminação, apoio técnico e institucional aos consórcios públicos no Brasil.

Já a representante da secretaria municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Beatriz Leandro, responsável pela coordenação da recepção da delegação, apresentou o programa de cooperação e relações internacionais e federativas do município e o funcionamento da Secretaria.

Os prefeitos chilenos também foram convidados para participar do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS), o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país, que ocorrerá em abril de 2017, em Brasília/DF.