Home
Prefeito Luiz Marinho é o novo presidente do Conselho da Região Metropolitana de São Paulo

Prefeito Luiz Marinho é o novo presidente do Conselho da Região Metropolitana de São Paulo

Crédito: Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos de SP

Nessa segunda-feira, 23, o prefeito de São Bernardo do Campo/SP, Luiz Marinho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi eleito novo presidente do Conselho da Região Metropolitana de São Paulo. Como vice, tomou posse o prefeito de Santana do Parnaíba/SP, Elvis Cezar. A solenidade aconteceu durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento de São Paulo, na capital paulista.

A votação, feita por aclamação, contemplou os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo e teve a participação do prefeito de São Paulo/SP, Fernando Haddad, e de sua vice-prefeita, Nádia Campeã; do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Samuel Moreira; do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; do presidente e do vice-presidente da Emplasa, Fernando Chucre e Luiz Pedretti; do prefeito de Guarulhos/SP, Sebastião Almeida, vice-presidente Estadual da FNP, além de vários secretários municipais e prefeitos paulistas.

Agradecendo a presença de todos, o prefeito Haddad lembrou a importância do companheirismo na gestão que se encerrava, ressaltando a boa e constante parceria entre Conselho e Governo do Estado, pautada por discussões e debates do mais alto nível: “republicanos, mesmo, e sempre em prol da sociedade”, concluiu. Haddad recordou que os escolhidos representam novas lideranças e uma solução equilibrada para se dar continuidade aos trabalhos que estão em curso, afirmação que tirou muitas palmas da plateia.

Em seguida, o prefeito de São Paulo passou a palavra ao secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Samuel Moreira, que fez uma breve saudação a todos, desejando sucesso aos novos dirigentes do Conselho e reforçando a importância do empenho na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)- em andamento, como instrumento de planejamento estratégico e um dos maiores desafios que se tem pela frente.

Logo depois, o prefeito de Santana de Parnaíba, e então já vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, Elvis Leonardo Cezar, também teceu algumas poucas considerações, agradecendo a indicação de todos e afirmando ser quem mais terá a aprender com a experiência no cargo.

Na sequência, o novo presidente do Conselho, prefeito Luiz Marinho, afirmou que “ao mesmo tempo, é uma honra e uma grande responsabilidade assumir a presidência do Conselho por tão pouco tempo, pois precisaremos ser certeiros em nossas ações, uma vez que o que parece óbvio não é necessariamente simples, e estaremos em busca de soluções compartilhadas e pactuadas para lidar com os imensos desafios da nossa megalópole”. “Será preciso ousar”, concluiu.

Marinho citou, por fim, a experiência do Consórcio do ABC, do qual faz parte, no que diz respeito à construção do PDUI, “em parceria com a universidade local para que se transforme em instrumento de total confiança entre os municípios”. Ainda com a palavra, Luiz Marinho convidou a todos para o seminário internacional que será realizado no Grande ABC, “Desenvolvimento e Governança Regional”, em junho próximo.

Dando prosseguimento aos trabalhos, dentro do ítem “PDUI propriamente dito”, o novo presidente da Emplasa, Fernando Chucre, cumprimentou os presentes e mostrou duas publicações que foram distribuídas à mesa principal, uma de esclarecimentos sobre organograma e processo participativo em andamento no PDUI da RMSP, e outra contendo o guia metodológico ou roteiro de construção do Plano.

Com informações da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de São Paulo