Home
Consórcio Pampa Gaúcho realiza mais uma assembleia

Consórcio Pampa Gaúcho realiza mais uma assembleia

Prefeitos e secretários debatem as pautas das câmaras temáticas

Prefeitos e secretários debatem as pautas das câmaras temáticas

O Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho realizou mais uma assembleia geral este ano, no dia 1º de abril, na cidade de Quaraí/RS. O encontro teve a participação de prefeitos e secretários que integram o consórcio e foi uma preparatória para o próximo dia 13 de abril, em que os integrantes do grupo irão à Brasília apresentar o consórcio à bancada de parlamentares gaúchos.
Na assembleia foram discutidas as câmaras temáticas sobre Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Rural; Meio Ambiente; Habitação, Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico.
Além das câmaras temáticas, os participantes também trataram dos projetos de construção de poços artesianos nas cidades consorciadas e da implantação de cisternas na zona rural que estão na fase de construção e serão encaminhados ao governos do Estado e Federal, respectivamente.
De acordo com o presidente do Consórcio e prefeito de Bagé/RS, Dudu Colombo, esta foi mais uma importante reunião onde diversas pautas divididas em câmaras temáticas foram abordadas. “Tratamos sobre ações de desenvolvimento na região com enfoque no turismo, bem como, os novos mecanismos junto a Brigada Militar ao abigeato, prática comum que causa grandes prejuízos na economia local”, disse o prefeito que também é vice-presidente de Regiões Fronteiriças da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Ainda, segundo o prefeito, a assembleia foi uma preparatória para o próximo dia 13. Nessa data, o consórcio será apresentado para os deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul, em Brasília/DF. “As demandas que serão levadas, ainda estão sendo definidas pelos membros do consórcio”, finalizou Colombo.
O encontro na capital federal tem o objetivo de apresentar o consórcio e as pautas prioritárias para dar início a um diálogo de atendimento de demandas. O deputado federal (RS), Giovani Cheirini, é um dos parlamentares que terá agenda com o consórcio.
A próxima assembleia será realizada dia 6 de maio, em Santa Margarida do Sul (RS) e irá tratar das câmaras temáticas sobre: Saúde, Relações Internacionais, Desenvolvimento Social e Educação, Esporte e Lazer, Segurança e Direitos Humanos e Qualificação de Gestão.
Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho
Presidido pelo prefeito de Bagé (RS), Dudu Colombo, o consórcio é composto por 15 municípios do Rio Grande do Sul. Além de Bagé, também fazem parte os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana, Vila Nova do Sul, Ipaqui e São Borja.
O consórcio possui o total de 11 câmaras temáticas discutidas durante as assembleias mensais e itinerantes.

Com informações da prefeitura de Bagé

Redação: Ingrid Freitas